quarta-feira, 8 de setembro de 2010

THE HIGH LINE PARK - MANHATTAN

Achei este projeto brilhante. Uma revitalização de um espaço público que antes estava abandonado, agora vira ponto turístico e milhares de pessoa podem desfrutar da paz que se tornou o lugar. Está na hora de algumas cidades pensarem um pouco mais antes de sairem destruindo locais que podem ser revitalizados.

O HIGH LINE PARK foi construído originalmente em 1930, para manter os trens de Manhattan longe das ruas. O transporte passava nesta pista elevada através dos prédios e por ruas principais da cidade. Isso foi em 1930!!!Antes da reforma, digamos que o antigo "trilho" estava bem abandonado, tanto que a cidade não sabia o que fazer com aquele espaço que se tornara inútil para eles. Botar em uso novamente seria um custo muito alto, e derrubá-lo também.

Quem teve a ideia disso tudo não foram os poderosos que mandam na cidade e sim os próprios moradores que criaram uma espécie de associação para juntas fundos e valorizar aquela área que até então estava abandonada e marginalizada.


(A vegetação nas alturas chama atenção)


(Parque antes de ser reformado)









A ideia foi lançada, deu certo, e o HIGH LINE PARK virou ponto turístico!Um parque linear nas alturas da cidade, com um paisagismo simples de encantar.





Além de se sentir mais próximo da natureza, você pode passear pela cidade sem se preocupar em ser atropelado, com sinaleira e faixa de segurança. É como se fosse uma gigante passarela para pedestres. Mas uma passarela com bancos para sentar, espaços de leitura, tem até uma mini arquibancada



(Banco com iluminação muito show)


Existem pontos de acesso a cada dois ou três quadras. Vários desse acessos incluem elevadores e todos possuem escadas.

(Mini arquibancada com vista de vidro - a frente dela tem uma grande película de vidro que possibilita visualizar a rua que passa embaixo)


(O parque fica aberto até as 22h)







Nenhum comentário:

Postar um comentário